FOTOCOAGULAÇÃO À LASER
A Fotocoagulação à laser é um procedimento utilizado para tratar uma série de doenças, sobretudo doenças vasculares da retina.
Antes de surgir esse procedimento, muitas doenças dos olhos não possuíam tratamento eficaz e com relativa frequência resultavam em graves hemorragias oculares.
Ao realizar a fotocoagulação, o laser emite um intenso feixe de luz sobre as células do epitélio pigmentado da retina, convertendo-se em energia térmica, o que aumenta a temperatura do local onde é aplicado. A abrasão do tecido provoca desnaturação das proteínas, com consequente coagulação e formação de tecido de cicatrização.
A Fotocoagulação à Laser ajuda na redução da formação de vasos sanguíneos anômalos na retina, responsável por causar diversas doenças como o glaucoma neovascular e a retinopatia diabética. Entre em contato conosco.
Como é realizado o procedimento de Fotocoagulação à Laser?
A Fotocoagulação à Laser é um procedimento seguro, realizado no consultório do oftalmológico e dura cerca de 15 minutos.
Não é necessário nenhum preparo antes do procedimento. Por haver a dilatação da pupila, é necessário o acompanhamento de outra pessoa.
– Indicado para diversas patologia como: retinopatia diabética e descolamento de retina;
– Ação do laser gera um efeito fototermico gerando “queimadura” no tecido e coagulando as proteínas;
– Procedimento é levemente doloroso;
– É seguro e é um dos procedimentos mais mais utilizada no mundo.


Riscos e efeitos colaterais da Fotocoagulação à Laser
A Fotocoagulação à Laser é extremamente segura, sendo raras as complicações.
Dentre as possíveis complicações pode se destacar turvação transitória da visão, edema da mácula, alterações na visão das cores, leve diminuição da visão noturna e uma série de diminuição no campo visual.
Por isso a importância de ser feita por um médico oftalmologista especialista em retina.